sábado, 25 de outubro de 2008

SEO E SEGREDOS DO DIHITT

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories :
technorati: | 6 comentários »

Nova Sessão SEO do Metal Ômega

SEO e Segredos do diHITT

Olá galera! Bem, não era pra ser hoje a estréia, pois estava sem tempo para parar e analizar, e verificar ao certo o que vou escrever, para lhe dar uma dica certa e concreta.

Mas eu vi na necessidade de fazer isso logo, depois do que vi :-)

O que é SEO?

SEO: Search Engine Optimization = Otimização de Motor de Pesquisa (para todos os buscadores, tais como: Google, MSN Search, Yahoo Search etc...)

O que é diHITT?

A Rede Social diHITT (escreve-se assim mesmo) é um site desenvolvido pelo Pablo Melo na linguagem Ruby on Rails, ficando parecido com o Digg, e próximo ao Twitter, do qual o Metal Ômega - Twitter faz parte.

Bom, muitos não sabem o que significa toda essa abobrinha que acabei de citar, mas para os Bloggers essas ferramentas são fundamentais, embora eu não faça parte do Digg ainda, não só pelo fato de ser em inglês, mas... deixa pra lá...

Do que se trata?
Então, diHITT, Digg e Twitter, nada mais é do que uma Rede Social para notícias. Tão importante para os Bloggers como para as pessoas que querem se manter atualizadas. Essa rede social, gera as últimas notícias gerada no mundo todo, desde jornais, tv, revistas e etc... de tudo que tu imaginares.

Porque então é importante para os Bloggers?
Resposta: É bem simples, quando você manda uma notícia, além do seu Blog/Site, sua notícia é arquivada e indexada pelos recursos dessas redes sociais, ou seja, vou dar um exemplo que aconteceu comigo :-D

Ex: eu pesquiso no Google: "Vídeo Oficina G3 Depois da Guerra", e veja quem aparece em primeiro lugar na indexação!?
Vídeo Oficina G3 Depois da GuerraViram a diferença? Meu blog nem aparece na primeira página, e vou lá saber onde está :-(
Mas, pra compensação, quem está em primeiro lugar, é o que publiquei no diHITT, conforme tu vês no diHITT Vídeo Oficina G3 Depois da Guerra, que leva para o blog do Metal Ômega.

Ou seja, o diHITT teve um peso importante nesta questão. Não só por isso, a otimização do nome da URL é extremamente importante, o que não vejo acontecendo com muitos dos bloggers e analistas de SEO, do qual tiro muitos estudos.

Veja, nome do link no diHITT: http://dihitt.com.br/noticia/video-da-banda-oficina-g3--depois-da-guerra - e nome do link no meu blog: http://metalomega.blogspot.com/2008/10/video-oficina-g3-depois-da-guerra.html.

Percebam que os nomes depois da "/" (barra) tem extremo peso na indexação do Google, pois é nisso que ele se baseia.

Dicas de SEO para URL:

1 - Não use acentos, ou qualquer tipo de sinal que nós brasileiros temos na língua portuguesa (ç) - (~) - (^) - (´) - (`) - (¨) etc... tudo isso é abominável para a indexação certa da sua URL no Google.

2 - O nome do título, deve ser peso 1, ou seja, deve ser sua palavra chave para aquilo que tu e outras pessoas estão buscando.

3 - Pesquise palavras chaves e veja quais são as classificações delas no Google, para assim tu analizar o texto que tu irás postar, verificando se realmente essa palavra chave é a correta.

4 - Nunca abandone sua palavra chave sozinha, ou seja, ela deve aparecer no seu conteúdo, bem como nas atualizações periódicas do teu Blog/Site.

5 - Crie uma conta no Google, caso não tenha, e cadastre-se no Google Analytics e no Google Web Masters, ferramentas essenciais para você analisar tudo o que está acontecendo com seu Blog/Site, desde as palavras chaves pesquisadas, a pessoas que acessam teu site: de que país veio, qual navegador está usando, quanto tempo ficou no teu site com a palavra chave pesquisada, e etc... realmente completo e totalmente gratuito, bem ao estilo Google, rsrs, rimou :-D

Fiquem com estas 5 dicas essenciais para não prolongarmos muito, pois é o suficiente por enquanto :-)

Segredos do diHITT:

O segredo do diHITT consiste em: notícias enviadas, amigos, seguidores, votos enviados, votos recebidos, comentários enviados, comentários recebidos, seus seguidores e freqüência de participação no diHITT, totalizando em um Ranking e na sua popularidade.

Mas eu descobri, e desvendo a vocês... bom, daqui a pouco ;-)

Melhorias no diHITT:

As melhorias que facilitou a nossa vida no diHITT (pra quem é usuário a algum tempo) são:

1 - Seguindo: agora você segue em tempo real, as últimas postagens (notícias) enviadas pelas pessoas a quem você segue. Antes você tinha que vasculhar, e isso gera tempo. Seguidor, nada mais é do que estar antenado naquele amigo a quem você considera.

2 - Blogs: agora você vê em tempo real as últimas atualizações dos blogs que você participa. Antes repito, você tinha que ficar vasculhando, e perdendo tempo.

3 - Ao Vivo: e para finalizar, você agora vê "ao vivo mesmo" as últimas notícias postadas. Não que não tinha. Existe ainda Destaques, mas na sessão Ao Vivo a leitura está mais limpa e prática. Tudo que for para facilitar a nossa vida é bem vindo :-D

4 - Novo sistema de Busca: "agora é possível buscar por usuário, blog ou notícia. Se procurar por exemplo, "usuários webdesigner", ele vai trazer todos os registros que o usuário tenha colocado 'webdesigner' como profissão", palavras de Pablo Melo.

5 - Integração com o Twitter: "gora ficou mais fácil tornar suas notícias populares no diHITT. Você pode enviar para o Twitter diretamente do diHITT. Para enviar qualquer notícia para seu Twitter, basta visitar a seção de comentários, clicar em "Enviar para o Twitter" , inserir seus dados e clicar em Enviar. Também pode gravar suas credencias do Twitter de forma segura e 'twittar' automaticamente ao enviar uma notícia."

Sim, essas foram as mudanças mais importante no diHITT, e tudo é claro, opinado pelos participantes do diHITT.

E mais, que outra rede social te presenteia com um Notebook da Apple?

Segredos do diHITT continuação:

Então, ainda não sabemos, a não ser o Pablo Melo (e nem deve dizer) como é o sistema de pontuação do diHITT. Mas descobri, que o peso 1 para o ranking são os votos.

Ou seja, quanto mais você vota, e mais amigos têm (não necessariamente), melhor o teu ranking. Isto é fato, e foi comprovado, de pessoas que só votam e não mandam nenhuma notícia, e muito menos comentam.

Ou seja, uma falha a ser corrigida, pois prejudica a quem se dedica votando e comentando as melhores notícias, além de virar bagunça.

Este é o maior segredo, e espero que tu uses tua consiência para não fazer o mesmo ;-)

Finalizando, só tenho a agradecer aos amigos, as postagens de conteúdo, às compartilhações de conhecimento gratuito, pois aqui tu não paga nada, e enfim, temos muito a aprender.

Este foi o meu primeiro artigo sobre SEO, aceito críticas construtivas, não destrutivas :-)

Se você leu este artigo até o final, agradeço e muito a sua participação, e espero ter colaborado com algo neste artigo. Por favor, deixe teu comentário. Para me adicionar no msn: metalrfs@hotmail.com vamos trocar conhecimentos e crescer juntos.

Um grande abraço a todos :-D

E - Metal Ômega falou e disse :-D

Mais uma mudança de última hora, essa enquando eu escrevia :-D

6 - Novas: bem, o que eu posso dizer dessa nova sessão!? Eu particulamente não vi nenhuma diferença da sessão Destaques. Pelo que o que o nome diz, destaque deveria exibir apenas destaques, e novas deveria exibir as notícias mais recentes. Diferente do Ao Vivo, que você vê em tempo real comentários dos membros e etc... Enfim, depois o Pablo Melo irá explicar.


Participe do diHITT:



6 comentários:

joselito disse...

Interessante suas observações e comentários específicos para cada item, entretanto apenas para complementar quando você diz quanto mais amigos e quanto ele mais vota mais sobe no ranking aparentemente não procede. Pouco importa a quantidade amigos que tenha e quantidade de notícias que manda, o que realmente hoje tem mais peso é sua participação em debates e discussões pontuais com comentários agregadores.

João disse...

Amigo,

O diHITT é de facto uma grande ajuda para divulgação de blogs e seus artigos.

E como diz bem o Joselito,a interacção e participação a fundo no diHITT é de momento o que mais é valorizado,para criar uma comunidade activa e coesa.

Abraço amigo,
joao

Catarino disse...

O quue você fala sobre o dihitt é verdade, minhas postagens quando são procuradas no google são mostradas primeiro no dihitt e por isso recebo muitas visitas vindo daí.

Margareth Bravo disse...

Olá amigo!

Não posso opinar muito, pois não domino completamente as funcionalidades do site, ainda estou aprendendo. Posso, no entanto, te sugerir que acompanhe as estatísticas do amigo Joselito acima, que são bastante esclarecedoras.
Um abraço

Regina Motta disse...

Gostei muito e aprendi. Sou iniciante no assunto e vc me ajudou

Metal Ômega disse...

@ Regina Motta
Aproveite bem Regina e tenha sucesso.
Qualquer dúvida estamos aí.

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):