segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A VOLTA DO SP2 REVOLUTION

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : , , ,
technorati: , , , | 0 comentários »

A Volta do SP2 Revolution

Designer cria nova versão do carro SP-2


Esportivo da Volkswagen foi produzido no início dos anos 70.
Linhas arrojadas ganharam nova leitura.

O desenho do que seria o novo SP-2 segundo o designer Marcelo Rosa (Foto: Divulgação)


Carros - SP2O projeto de uma versão moderna do esportivo SP-2, carro produzido pela Volkswagen no início dos anos 70, começa a chamar a atenção dos especialistas em design automotivo. Produzido pelo designer brasileiro Marcelo Rosa, esta releitura do SP-2 feita em computação gráfica ganhou destaque no site americano Serious Wheels, especializado em projetos de automóveis.

Dianteira do SP-2 virtual

(Foto: Divulgação)

Carros - SP2Formado pela Universidade Federal do Paraná e Pós Graduado em Design Automobilístico pela FUMEC (MG), Rosa desenvolveu o projeto do SP-2 inspirado na onda de "releitura" de modelos antigos, como o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger. "O SP-2 foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para vários outros países", disse Rosa.

"Procurei criar um modelo atual sem perder a identidade visual do SP-2 original, o que é facilmente percebido ao observar o carro, com sua frente marcante e suas faixas refletivas nas laterais." O próximo passo do designer será desenvolver o design interno do veículo. Segundo Rosa, o projeto não tem pretensões comerciais. Mas ajuda muitos fãs do SP-2 a matar a saudade.

A releitura do SP-2 feita pelo designer Marcelo Rosa (Foto: Divulgação)

Carros - SP2

Rosa destaca que o design nacional vem se consolidando com a implantação de Centros de Estilo no país. Montadoras como Fiat, GM, Volkswagen, Ford, Renault vêem investindo cada vez mais no desenvolvimento local de produtos. "O brasileiro é extremante criativo, mas o que acontece é uma limitação normal no que é projetado aqui", argumenta. "É diferente projetar o Novo Gol de um esportivo italiano ou um sedã de luxo alemã o. O público alvo não é o mesmo, mas a criatividade dos designers brasileiros está lá, no Gol e em todos os modelos criados aqui. Quem sabe um dia a venda de modelos mais refinados alcance maior patamar aqui e influencie seu desenvolvimento local."

Depois do SP-2, o designer acredita que seria interessante novos projetos para a Brasília, Rural Wyllis e o compacto Gurgel BR800/Supermini.



SP-2 foi fabricado de 1972 a 1976

O SP-2, da Volkswagen (Foto: Divulgação)

Carros - SP2

No início dos anos 70, a Volkswagen lançou um carro esportivo "baixinho" para concorrer com o Puma e o Karmann Ghia. Era o SP-2, de 1.158 mm de altura capaz de percorrer 10,5 km com um litro e atingir 160 km/h.

O design arrojado criou a expectativa de um veículo ultraveloz, o que o motor de 75 cavalos não confirmou no asfalto. O SP-2 foi produzido durante quatro anos e saiu de linha em 1976, com pouco mais de 10 mil unidades vendidas.


Fonte: G1


Análise Metal Ômega


Que o Brasileiro é bom de Designer ninguém nega. Temos soluções inteligentes como Fox, design inovador como o Vectra, e Space Fox, Novo Gol, Ká e por aí vai...

Quanto aos esportivos, realmente o único que está sobrevivendo é o Lobini.


De design vamos bem, mas falta ter uma marca própria, com motor e tudo mais, pois o Lobini, leva peças de outros carros. Avançamos nesse ponto ao criar a marca Dafra, frabricante de Motos. Realmente um avanço, embora muito tardio.


Sou fascinado por carros, e por projetos nativos, o problema que faz barrar muitas idéias, vem lá de cima, do governo Brasileiro, que não incentiva, e pra piorar, com os impostos altos, faz encarecer demais o produto final, inviabilizando os projetos.


Sou a favor sim, de termos de volta SP2, Puma, Brasília e cia... Temos que aproveitar a onda retrô :-)

Mas, arrumar patrocínio não é fácil. Pena ficar só na ilusão, é algo constrangedor :-(

Mas fazer o quê, como todo brasileiro, temos que dar o "nosso jeitinho" e driblar as dificuldades e barreiras que temos pela frente.


O mais importante: é nos unirmos e apoiarmos os projetos brasileiros, para quem sabe, poder levantar nosso Brasil :-D


Falou e disse: Metal Ômega


Mais sessão Carros

0 comentários:

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):