domingo, 31 de outubro de 2010

A Adolescência e a Escola

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : ,
technorati: , | 2 comentários »

A Adolescência e a Escola

A Adolescência e a EscolaPara os adolescentes as amizades não são muito importantes, elas trazem a sensação de segurança e de status social. O adolescente tem extrema necessidade ser aceito pelo grupo e esse grupo de adolescentes já é bem diferenciado, já não são mais os amigos escolhidos pelos pais; os adolescentes passam a serem pessoas desconhecidas da família e isso acaba quase sempre gerando muitas preocupações.

A adolescência é o momento do idealismo, descoberta dos valores como: beleza, privacidade, e a tão famosa liberdade. Nesta fase adolescente, na mesma medida que desejam a liberdade, não gostam de assumir responsabilidades.

Inicia-se aí a rebeldia que tanto dá trabalho a pais e educadores. Os adolescentes começam a discordar com tudo que o adulto fala e só aceitam aquilo que os satisfazem.

Por ser a fase mais trabalhosa do ponto de vista do desenvolvimento geral do aluno, a escola se torna fator importantíssimo na vida do jovem adolescente que está enfrentando esse momento.

É necessário bastante cuidado na condução dos problemas, é preciso dar oportunidade de expressão ao adolescente, para que o jovem possa extravasar este turbilhão de energia e também de angústias que afloram em seu ser.

É preciso que haja muita “amorosidade” para com o adolescente, de tal forma que, mesmo quando certa severidade é exigida, ela seja aplicada na medida justa, e numa forma que permita ao aluno entender a sua importância. É fundamental que a escola desenvolva atividades artísticas e de expressão de todo o gênero: literárias, cênicas, musicais, esportivas, entre outras. A escola deve sempre ser estimulada a construir propostas para os adolescentes, num processo participativo e coletivo de resolução dos problemas ou situações colocadas.

Por Ana Cristina

Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço: Feed do Metal Ômega Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam) Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha. Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-) COMUNIDADE NO ORKUT: Comunidade do Metal Ômega

2 comentários:

Anônimo disse...

"Para os adolescentes as amizades não são muito importantes, elas trazem a sensação de segurança e de status social"
Discordo disso e sou um adolescente e amo meus amigos de verdade !

fabiolla_silva@hotmail.com disse...

A autora foi muito feliz ao postar este artigo, concordo que a adolescencia é marcada por uma série de mudanças, as quais muitas vezes geram inúmeras dúvidas quanto algumas escolhas e aceitações. Trabalho com adolescentes em conflito com a lei e percebo o grau de dificuldade para eles é ainda maior, pois falta-lhes muitas coisas. Dentre elas, existe uma ausência familiar e um abandono escolar.

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):