Curso de Design de Games

sexta-feira, 26 de junho de 2009

De Onde Surgiu a Expressão Gandula

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : , ,
technorati: , , | 2 comentários »

De Onde Surgiu a Expressão Gandula?


Bernardo Gandulla - O famoso GandulaTodos sabem que Gandula é a famosa pessoa é responsável por buscar as bolas que saem fora do jogo. Mas alguém já se perguntou como surgiu o Gandula, ou melhor dizendo, a expressão "Gandula"? Para o seu conhecimento, Gandulla é o nome de um jogador da Argentina, que é mais lembrado do que Maradona ou Pelé. O Gandula deu início aos "Gandulas" atuais que conhecemos hoje, veja como...

"Gandula" é a pessoa que busca as bolas jogadas para fora do campo em uma partida de futebol. Essa função surgiu após a construção do estádio do Maracanã, onde várias bolas saíam e era necessário alguém com a função de buscá-las.

O termo "Gandula" surgiu em 1939. Naquela época, o time do Vasco da Gama contratou um atacante argentino chamado Bernardo Gandulla, porém esse jogador não se adaptou ao time e ficava apenas no banco de reservas. Para tentar mostrar utilidade ao seu time, ele sempre corria e pegava as bolas que saíam do campo, até mesmo as do adversário, assim, esse jogador se tornou simpático perante a torcida, quando ele foi embora, o termo "Gandula" continuou a ser usado para designar os repositores de bolas.

Assim, o nosso querido hermano Gandula deu o seu nome ao reconhecimento para o futebol internacional.

Bernardo José Gandulla nasceu no dia 1 de março de 1916 e faleceu, vítima de problemas respiratórios, em 7 de julho de 1999 aos 83 anos em Buenos Aires.

Sua importância para o futebol argentino é tão grande, que seu nome foi imortalizado no “Trofeo Gandulla”, que é dado ao melhor futebolista de cada ano.

Meia-esquerda argentino o C.R. Vasco da Gama contratou do Ferro Carril Oeste, de Buenos Aires, no distante ano de 1939 junto com o ponteiro-esquerdo Emeal. Como não era dono do passe e a legislação esportiva da época não era muito clara sobre transferências internacionais, Gandulla ficou impedido de jogar.

Mesmo não tendo boa sorte no Vasco da Gama, Bernardo José Gandulla foi destaque na Argentina como jogador e técnico. Sua carreira teve início no Ferro Carril Oeste em 1934. Fez parte de uma famosa linha atacante denominada “La Pandilla”, integrada por Además, Maril, Bornia, Sarlanga e Emeal.

Em 1940 transferiu-se para o Boca Juniors, onde teve oportunidade de mostrar todas as suas qualidades técnicas que o consagraram como verdadeiro craque. Era eximio armador de jogadas, além de grande capacidade para marcar gols. Só em 1940, seu primeiro ano no Boca, marcou 18 gols. Foi campeão argentino em 1940 e 1943, pelo clube de La Bombonera (Estádio Alberto J. Armando).Em 1944, depois de se recuperar de uma grave contusão, Gandulla voltou ao seu clube de origem, o Ferro Carril Oeste, onde jogou por mais dois anos.

Mesmo sendo considerado um “fora de série”, Gandulla vestiu a camisa da Seleção Argentina, em uma única oportunidade, em 1940.

Em toda a carreira, disputou 249 partidas e anotou 123 gols. Além do Ferro Carril Oeste, Vasco da Gama e Boca Juniors, Gandula defendeu o River Plate, o Auxerre, da Suiça e o manchester City, da Inglaterra.Gandula, após “pendurar as chuteiras”, se dedicou a treinar as categorias amadoras do Boca Juniors, ganhando o apelido de “Maestro”, pela capacidade de revelar bons valores para o futebol argentino, entre eles Rattin, Ponce e Mouzo.

Como técnico de equipes profissionais, dirigiu o Boca Juniors nos anos de 1957 e 1958, e depois nas temporadas de 1967, 1971 e 1972.


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
Feed do Metal Ômega

Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)

Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
Comunidade do Metal Ômega

2 comentários:

J P F O X disse...

Essa eu não sabia!!!!!!!
Boa história!!!!!

Metal Omega disse...

@JPFOX
É uma incógnita para muitos ainda, amigo ;-)

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):