da Água do Radiador
Em alguns carros, a faixa vermelha do marcador de temperatura de água do radiador começa nos 110 °C ou 120 °C. Mas a água não entra em ebulição a 100 °C?
Correto, a água entra em ebulição a 100 °C ao nível do mar e à pressão ambiente. Porém, se aumentarmos a pressão, maior será a temperatura em que a água ferve.
Como o motor trabalha em temperaturas elevadas, eles tem tampas de radiador que funcionam como as de panelas de pressão, para elevar o ponto de ebulição do líquido.
Dessa maneira, evita-se a formação de bolhas de vapor d' água, que comprometem a troca de calor no sistema de refrigeração, o que levaria o motor ao superaquecimento.
A pressão que a tampa suporta, antes de permitir a saída da mistura água-vapor para o vaso de condensação, está na própria tampa, geralmente em atmosferas (atm).
É comum a indicação “1,1”, ou seja, ela permite fluxo quando a pressão atingir 1,1 atm acima da pressão ao nível do mar.
Por: Metal Ômega, formado em Mecânica pelo SENAI e funcionário da Concessionária Volkswagen.
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domingo, 10 de maio de 2009
Marcador de Temperatura da Água do Radiador
categories : Aulas, Automoveis, Carros, Curiosidadestechnorati: Aulas, Automoveis, Carros, Curiosidades | 0 comentários »
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