Órgãos de Eloá serão doados
Depois do seqüestro e do assassinato que chocaram o país, os órgãos de Eloá Cristina foram doados na madrugada desta segunda-feira (20/10/2008).
Fonte: Bom Dia Brasil
Depois da tragédia, vem o ato de solidariedade. O coração da menina Eloá foi levado durante a madrugada para um hospital no Centro de São Paulo, onde vai ser transplantado. O corpo da menina será sepultado no Cemitério Municipal de Santo André.
O trabalho dos médicos durou toda a madrugada, de 12h30 até às 5h30. Em um dos hospitais que receberam os órgãos de Eloá, os pacientes já estavam sendo preparados para a cirurgia.
A escolha desses pacientes foi feita ainda no domingo (19), com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e também pelas regras gerais de transplante, ou seja, obedecendo a fila de prioridades. Também são levados em conta critérios como compatibilidade sanguínea e genética, o tamanho do paciente e o tamanho do órgão.
Segundo a diretora do hospital de Santo André, Rosa Maria de Aguiar, na avaliação de todos os médicos que participaram dessa operação, foi um procedimento de sucesso. Tudo o que foi planejado, de acordo com a diretora do hospital, foi feito dentro do tempo estabelecido, em cinco horas. O melhor de tudo isso foi a condição física de Eloá: uma menina jovem, de 15 anos, com boa saúde.
Os órgãos dela poderão ser utilizados por, pelo menos, sete pessoas. O corpo de Eloá já foi retirado do centro hospitalar em Santo André e levado para o Instituto Médico-Legal (IML). Em meio a toda esta tristeza, a família de Eloá tomou uma decisão solidária.
A família e os amigos torceram até o último minuto por um outro final. Foram 30 horas de agonia e espera no hospital desde que Eloá chegou baleada pelo ex-namorado e a confirmação de que ela não tinha resistido.
“Através de exames clínicos, através de exames laboratoriais e de exames gráficos, às 23h30 foi confirmada a morte cerebral da paciente Eloá”, anunciou o médico e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.
Pouco antes do anúncio oficial, a diretora do hospital, Rosa Maria de Aguiar, conversou em particular com a família e deu a notícia da morte de Eloá.
“Para a mãe, foi muito difícil entender que o coração está batendo e que não tem mais vida”, disse a diretora do hospital.
Os amigos da menina de 15 anos também não se conformavam com a tragédia. Na manhã de domingo (19), os pais de Eloá tomaram uma decisão solidária: doar os órgãos da filha.
“É uma família muito guerreira no sofrimento todo. Isso vai dar alegria para muitas pessoas”, comentou a diretora do hospital, Rosa Maria de Aguiar.
A equipe de transplantes coletou amostras de sangue para avaliar o perfil genético de Eloá, que permanecia internada na UTI do hospital de Santo André ligada a aparelhos, até que fosse concluída a retirada dos órgãos.
As 21h40 de domingo (19), a equipe médica do Centro Hospitalar de Santo André anunciou que Eloá Cristina é doadora compatível. Ou seja, os órgãos dela podem ser transplantados e beneficiar, pelo menos, sete pessoas. Às 12h30, começou a primeira cirurgia.
As primeiras equipes de captação chegaram à meia-noite. Em seguida, outros médicos em duas ambulâncias e representantes da central de transplante do estado.
A retirada dos órgãos começou assim que as equipes chegaram ao Centro Hospitalar Santo André. Todo o trabalho feito tem que ser sincronizado com o preparo dos pacientes em outros hospitais que vão receber os órgãos de Eloá.
Às 4h, o coração de Eloá começou a viagem para salvar uma vida. O trajeto até o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, levou cerca de meia hora. Lá, a equipe médica já esperava para começar o transplante.
Pouco depois, às 5h, os pulmões foram levados para o Instituto do Coração, também em São Paulo. Para que os órgãos pudessem ser transplantados, o material genético de Eloá precisou passar por uma série de análises.
Os exames apontaram quem eram os receptores compatíveis. A Central de Transplantes decidiu não divulgar os nomes dos pacientes que vão receber os órgãos de Eloá.
“Existe uma lista única de transplantes que vai ser respeitada de acordo com o perfil genético da paciente”, afirmou o médico e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.
Notícias Metal Ômega
A Importância da Doação de Órgãos
É impressionante, como são os brasileiros, tudo bem que o ato de doação deve ser levado em conta, mas não podemos esquecer que, como todo brasileiro, a doação de órgãos vai para aquele que têm mais dinheiro, ou seja, vai para os cidadãos de classe alta primeiramente, chegando aos mais necessitados por último. A realidade é essa.
Outro absurdo, é a atitude da polícia, lamentável ter deixado a amiga da Eloá retornar ao apartamento, realmente o cúmulo dos cúmulos. O despreparo da polícia é algo assustador, muitos erros este ano, muitas mortes, até quando isto irá durar?
Bom doar órgão é uma atitude de amor, mas doar e deixar nas mãos dos Brasileiros é burrice!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)
COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597