Opala Diplomata
O Metal Ômega vem por meio deste artigo, publicado pela Revista QUATRO RODAS, apresentar-lhe o Opala Diplomata, o carro dos meus sonhos, não somente por isso, mas porque o Opala Diplomata é o melhor, além do primeiro carro fabricado pela GM no Brasil, carro Brasileiro que tivemos, constantemente durante anos e anos, desde a década de 70 até hoje o Opala Diplomata é ícone e admirável por onde passa.
A linha Chevrolet Opala acabara de receber a mais radical reestilização de sua história, mas a cara nova não era suficiente na estratégia da Chevrolet para seu mais antigo carro de passeio o Opala. Aos faróis e lanternas retangulares se somou uma nova versão topo-de-linha do Chevrolet Opala. O Chevrolet Opala tinha que se esforçar para retornar ao seu status, depois de 11 anos. Era o Chevrolet Opala Diplomata, que suplantava o Chevrolet Opala Comodoro na hierarquia do luxo da linha. Ao longo da década de 80, o Diplomata seria até mais forte que o do Opala, ícone dos anos 70. Sem a concorrência dos Dodge V8, que saíram de linha em 1981, nem do Ford Galaxie e derivados a partir de 1983, o Chevrolet Opala se tornaria o único nacional de luxo a oferecer na época um motor que não fosse de quatro cilindros. Com o fim da versão esportiva SS em 1980, o Chevrolet Opala passou a ser regido pela sofisticação do Diplomata.
De série, o Chevrolet Opala Diplomata trazia ar-condicionado, direção hidráulica, rádio com toca-fitas, retrovisor do lado do passageiro, frisos de borracha nas laterais e pára-choques. O Chevrolet Opala Diplomata vinha nas versões cupê e sedã.
O Chevrolet Opala Diplomata com o motor 151-S 2.5 de quatro cilindros tinha 96 cv a 4.000 rpm (na nova versão a álcool; o gasolina tinha 90 cv). e torque máximo de 19,0 kgfm a 2.000 rpm, com velocidade máxima de 179,8 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 11.8 segundos.
O Chevrolet Opala Diplomata com o motor de 4.1/S 250-S de seis-cilindros (o famoso "seis canecos") tinha 141 cv a 4.000 rpm, no motor a álcool sendo o motor a gasolina de 121 cv, torque de 30,1 kgfm a 2.000 rpm, com velocidade máxima de 213,2 km/h e acelereção de 0-100 km/h em 10,8 segundos.
Você ainda podia pedir teto de vinil, pneus radiais, câmbio automático (no lugar do manual de quatro marchas).
Foi um exemplar como este do Chevrolet Opala Diplomata que QUATRO RODAS testou em maio de 1980. Com motor 151-S, o Opala Diplomata foi de 0 a 100 km/h em 11,02 segundos, mas a velocidade máxima do Opala Diplomata foi de 179 km/h. Os elogios do Opala Diplomata foram para a posição ao volante, a estabilidade e a maciez da suspensão, o isolamento acústico, acabamento e equipamentos como o ar-condicionado, lavador elétrico do pára-brisa e desembaçador traseiro. Mas o Opala Diplomata sofria com o calor do escape, as frenagens de emergência acima de 100 km/h e os engates meio bruscos que o incomodaram. Este Opala Diplomata 1980 é do administrador de empresas Sandro Moisés Maróstica, de Campinas (SP). Trata-se de um sedã com o motor 151-S. Maróstica é apaixonado por aquele ano-modelo do Opala, tanto que já teve três outros Diplomata e um SS. "O Opala Diplomata 1980 é um carro muito raro por ter o novo desenho quadrado e o painel antigo, o que só durou aquele ano, assim como o console com o mesmo revestimento de curvim dos bancos", diz.
Na QUATRO RODAS, o primeiro comparativo do Diplomata se deu também com um 250-S em agosto de 1981, já com um novo painel retangular. O adversário era o recém-lançado Ford Del Rey Ouro. Ficou clara a vantagem do Opala Diplomata em relação ao desempenho do motor com dois cilindros a menos do Ford (213,02 km/h contra 167,637 km/h de máxima). O tranco das trocas de marcha não foi sentido, porém o Ford bebeu menos, 8,68 contra 6,17 km/l.
Na edição de junho de 1983, era a vez de o Alfa Romeo ti4 encarar o Opala Diplomata de quatro cilindros, que já dispunha de câmbio manual de cinco marchas. O texto afirmava que "... o Alfa Romeo ti4 ganha do Opala Diplomata em desempenho, conforto, estabilidade e nível de ruído. E perde em consumo de combustível, embora nenhum deles possa ser considerado econômico. Menos ainda no preço: em maio o Alfa custava Cr$ 10 494 060 e o Diplomata, Cr$ 5 982 980...". A remodelação de 1985 deu ao Opala Diplomata faróis de longo alcance junto aos já existentes, reduzindo o tamanho da grade, faixas laterais que davam prosseguimento aos pára-choques, maçanetas retangulares e falsas saídas de ar nas colunas traseiras. Com o novo motor de seis cilindros a álcool, o Opala Diplomata tinha a disposição 134 cv. No fim do ano chegava a Caravan Diplomata.
Para 1988, a grade trapezoidal do Opala Diplomata diminuiu a área dos faróis de longo alcance e as lanternas eram unidas em uma única peça vermelha que camuflava o bocal do combustível. Como opcionais, no Opala Diplomata havia volante com regulagem de sete posições, temporizador dos vidros elétricos, luz interna direcional, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, alarme antifurto e aviso sonoro de faróis ligados e porta aberta em movimento. Aos 213,02 km/h, o Opala Diplomata de seis cilindros ainda era o nacional mais veloz no teste de novembro de 1987. Logo o Opala Diplomata disporia de um câmbio automático ZF alemão de quatro velocidades, usado também por BMW e Jaguar. QUATRO RODAS lhe deu nota 10 em nível de ruído em outro teste. O Opala Diplomata cupê era cancelado.
Em 1990 o quatro-cilindros deixava de ser oferecida para o Opala Diplomata, e o seis cilindros com 121 cv ficava mais econômico, graças em parte ao segundo estágio a vácuo do carburador de corpo duplo. Para 1991, os pára-choques do Opala Diplomata ficavam envolventes, o quebra-vento era eliminado e os retrovisores, embutidos. Os freios do Opala Diplomata eram a disco nas quatro rodas e a direção hidráulica, progressiva. No ano seguinte, a série especial Collectors prenunciava o tão adiado fim do Opala e derivados. Com seu requinte e status, o Opala Diplomata tornou possível que um dos carros nacionais mais típicos dos anos 60 e 70 resistisse até 1992, para só então abrir caminho para o Omega. A sobrevivência do Opala Diplomata - e em grande estilo - é caso a ser estudado em escolas de marketing.
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,02 s
Velocidade máxima: 213,02 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 33,86 metros
Consumo: 7,43 km/l (média)
PREÇO ABRIL DE 1980: CR$ 450 000
ATUALIZADO: R$ 96 160,76
Motor: dianteiro, longitudinal, 4 093 cm3, carburador de corpo duplo, a gasolina
Diâmetro x curso: 98,4 x 89,7 mm
Taxa de compressão: 7,5:1
Potência: 141 cv a 4 000 rpm
Torque: 30,8 mkgf a 2 400 rpm
Câmbio: automático de 3 marchas
Carroceria: sedã, 4 portas
Dimensões: comprimento, 474 cm; largura, 177 cm; altura, 139 cm; entreeixos, 267 cm
Peso: 1 308 kg
Pneus: rodas de alumínio, aro de 14 x 6 polegadas; pneus radiais 175 SR 14
Convido a você, leitor, que me proporcionou a isto, a manter o meu Blog, participando diariamente, semanalmente, ou mensalmente; que seja, cada qual com o seu tempo, peço-lhes que mandem, vocês, donos de Opalas, seja ele qual for, desde que esteja em boas condições é claro, fotos do seu carro, com seu nome por favor, o nome do carro se tiver, a velocidade máxima atingida (foto), e tudo relacionado ao Opala.
Faremos um mini clube de Opala para compartilharmos, se tiver vendendo, anuncie também, seja bem vindo (eu quero um :-D) mas seja como for, vamos reunir a galera ok.
Claro, não esqueci de outros carros, isto é apenas um começo, se tudo der certo, vem ainda vídeos dos comerciais do Opala, a história completa (isto exige muito tempo) e etc... Faremos também um concurso: O MELHOR CARRO DO LEITOR, isso mesmo, é você leitor participando mesmo da web 3.0 (se é que posso chamar assim a revolução da web que nuca acaba) mas é isso aí, conto com a sua participação :-).
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
História do Chevrolet Opala Diplomata
categories : Automoveis, Carros, Chevrolet, GM, Opalatechnorati: Automoveis, Carros, Chevrolet, GM, Opala | 1 comentários »
1 comentários:
Isso sim é carro, saudades! Opala rulez
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