Curso de Design de Games

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

COMO E CALCULADO O PAGERANK

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories :
technorati: | 7 comentários »

Como é calculado o PageRank?


PageRank



Recaptulando: O processo do PageRank™ foi patenteado pela Universidade de Stanford nos EUA pelo Larry Page e Sergey Brin sob o número 6.285.999. Somente o nome PageRank™ é uma marca registrada do Google.

Nessa ilustração, uma simplificação do sistema do PageRank, cada bola representa uma página e o tamanho de cada uma a sua importância (PageRank). Quanto maior a bola, mais valor tem seu voto: repare que a bola superior vermelha é grande mesmo recebendo só um voto, pois o voto que ela recebe, da bola maior amarela, tem mais valor.


Calculando o PageRank



Para calcular o PageRank para uma página, todas suas ligações de entrada são tomadas em consideração. Estas são ligações dentro do local e ligações fora do local.
PR(E) = (1-d) + d(PR(t1)/C(t1) + ... + PR(tn)/C(tn))

"E" = Elemento: é o peso numérico dado a cada elemento.

Essa é a equação que calcula uma página do PageRank.

Tive acesso a fórmula; e esse é o original que foi publicado, um PageRank quando estava sendo desenvolvido, e é provável que o Google usa uma variação do mesmo, mas eles não confirmam que é ela, óbvio. Não importa, mas essa equação é boa o suficiente.

Na equação "t1 - tn" são páginas com link para uma página, 'C' é o número de links externos que tem uma página e 'd' é um fator de amortecimento, normalmente definido para 0,85.

Podemos pensar sobre isso de um modo simples:

- Página de PageRank = 0,15 + 0,85 * (uma "Parte" do PageRank da página do qual os sites indicam para ele)

"Partes"= liga o PageRank da página dividida pelo número de links externos na página.

Uma página "vota" uma quantidade de PageRank em cada página que ele é vinculado. O montante de PageRank que ele tem com a votação é um pouco inferior ao seu valor próprio PageRank (o seu próprio valor * 0,85). Este valor é repartido igualmente entre todas as páginas que têm links para ela.

A partir daí, poderíamos concluir que um link de uma página com links externos (indicações) PR 4 e PR 5 vale mais do que um link de uma página com links externos PR 8 e PR 100. O PageRank de uma página que liga a tua é importante, mas o número de links que ela indica também é importante. Quanto mais indicações há em uma página, menos será o valor de PageRank que a sua página receberá dela.

Se as diferenças do valor de PageRank entre PR1, PR2, ..... PR10 eram iguais então a conclusão sustentaria, mas muitas pessoas acreditam que os valores entre PR1 e PR10 (o máximo), estão ajustados em uma escala logarítmica, e há uma razão muito boa para acreditar. Ninguém sabe ao certo fora do Google se é uma forma ou outra, mas as chances são altas de que a escala é logarítmica, ou similar. Se assim for, significa que é preciso muito mais PageRank para uma página ser promovida até o PageRank de nível superior, fazendo se deslocar para cima a partir do nível anterior do PageRank. O resultado é que inverte a conclusão anterior, de modo que PR 8 com um link de uma página que tem um monte de links externos vale mais do que um link de uma página PR 4 que tem apenas alguns links externos.

Independentemente da escala usa o Google, podemos ter a certeza de uma coisa. Um link de outro site aumenta o PageRank do site. Basta lembrar e evitar as ligações de sites comprometidos.

Note que quando uma página vota para outros sites, seu valor de PageRank não é reduzido pelo valor que está votando.

Ok até agora?


Bom, então fique ligado que na próxima matéria vamos examinar o modo como os cálculos são efetivamente feitos.

Aguardem....


Nota: Em 2007 o Google decidiu que os links externos da Wikipédia não devem influenciar mais a relevância dos sites para o Google

Curiosidades: é possível manipular o PageRank™ atribuindo links descontextualizados com o objetivo da página, modificando a ordenação de resultados na pesquisa pelo Google e induzindo a resultados pouco relevantes ou tendenciosos. Um exemplo recente disso é a pesquisa por failure ou miserable failure que retornava como primeiro site a biografia oficial da Casa Branca para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush e em sequência a página de Michael Moore, inimigo declarado do presidente dos EUA. Este processo ficou conhecido por Googlebombing. Apesar disso, o Google tem removido alguns resultados decorrentes de "Googlebombing".

Referência:

Wikipedia
Google

Veja mais artigos em SEO

Artigos Relacionados:

O que é PageRank?

Como Funciona o PageRank



7 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante realmente não sabia como era calculado. Bom agora já dá para ter uma idéia de como proceder para aumentar o Pagerank.
Um abraço,

Metal Omega disse...

Então Rodrigo Valente, agradeço por ter lido o artigo. Mas isso não é nada, vem mais por aí.
Você verá a fórmula concreta de como calcular o PR, o mais próximo do Google (que guarda trancada a sete chaves) rsrs. Abraços

Anônimo disse...

Interessante, mas eu acho que é muito complexo para nós leigos em informática.

Anônimo disse...

Não sabia que era assim, valeu pela dica

Metal Omega disse...

Catarino, é exatamente por isso que estou explicando aos detalhes. A matéria ainda continua, e tu verás como não é tão complicado quanto parece.
Não se preocupe...
Abraços.

Anônimo disse...

Boa explicação sobre PR. Obrigado.

Unknown disse...

Parabens Gostei muito da postagen, me parece bem útil !!
.::Achei Grátis::.

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):