Emoção e busca por ultrapassagens provocam mudanças na F-1 em 2009 com limitações aerodinâmicas, carros ficarão completamente diferentes.

A Relação de forças pode ficar diferente, quando tem uma mudança radical no regulamento. É claro que uma equipe boa pode ser essencial, mas teremos mais pilotos na briga pelo campeonato? Felipe Massa diz ter um carro competitivo para 2009.
Nos testes em Barcelona, o novo desenho aerodinâmico dos carros causou furor ao redor do mundo. A BMW Sauber, a Williams e a Honda já usaram os elementos para 2009, sendo que a equipe alemã usou as asas dianteira e traseira ao mesmo tempo. Isso provocou estranhamento até entre os pilotos. Christian Klien, um dos que andaram nas atividades, disse que este era o carro mais feio que ele já tinha visto, alguém discorda?
As principais mudanças, além das visuais, é que em 2009 o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas, sendo este o principal fator pela "feiura" do carro.


Nos primeiros testes com o Kers, as equipes ficaram preocupadas. Um mecânico da BMW Sauber foi eletrocutado quando tocou no carro após algumas voltas na pista. Felizmente, nas atividades em Barcelona, nesta semana, os times mostraram que o problema está superado. Vários carros usaram o sistema, sem nenhum susto para os funcionários do time.
"Quando novidades tecnológicas são introduzidas, este tipo de coisa pode acontecer. Estou muito confiante que, no futuro, o equipamento será muito seguro. Pelo que conhecemos dos carros de passeio, é possível que ele seja seguro, e acredito que conseguiremos chegar lá" - diz Nick Heidfeld, piloto da BMW.
A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os pneus slicks (lisos) voltarão à categoria em 2009. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada.
"Acho que vai melhorar as ultrapassagens. Gostei do carro com os pneus slicks, é gostoso, mas ainda não dá para falar do carro do ano que vem. Tenho que trabalhar junto com a equipe" - diz Felipe Massa.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano de 2008, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.

Fonte: Globo com modificações
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1 comentários:
Espero que todas essas mudanças venha tornar a formula 1 mais emocionante e competitiva. Que sabe Felipe Massa esse ano chega lá>
Abraços.
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