Curso de Design de Games

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

História do Cristianismo Parte 2 Sobre Esta Pedra

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : ,
technorati: , | 0 comentários »

Sobre Esta Pedra



O Legado do Senhor Jesus Cristo


História do Cristianismo - História do Cristianismo -  Sobre Esta PedraA Historicidade de Jesus Cristo vem acompanhado dos seguintes eventos históricos: o testemunho pagão, o testemunho judaico, o testemunho cristão fora da Bíblia, o caráter de Jesus Cristo, a obra de Jesus Cristo, o ministério de Jesus Cristo, os milagres de Jesus Cristo, a mensagem de Jesus Cristo, a missão de Jesus Cristo, o significado de Jesus Cristo.

O Testemunho Pagão – Plínio Caius Tácito


 Testemunho Pagão – Plínio Caius TácitoO testemunho pagão para a história do cristianismo é representado pelo Plínio Caius Tácito que diz em sua obra:
“Assim, para fazer calar o rumor, Nero criou bodes Expiatórios e submeteu às torturas mais refinadas aqueles que o povo chamava de “cristãos”, [um grupo] odiado por seus crimes abomináveis. Seu nome deriva de Cristo, que durante o reinado de Tibério, tinha sido executado pelo procurador Pôncio Pilatos...” Anais,15.44



O Testemunho Judaico – Flávio Josefo


 Testemunho Pagão – Flávio JosefoO testemunho judaico para a história do cristianismo é representado pelo Flávio Josefo que diz em sua obra:
“Nesse tempo vivia Jesus, um homem sábio. Ele era feitor de obras maravilhosas, Mestre dos homens que aceitam a verdade com prazer. Ele atraiu tanto judeus como gregos. E mesmo com provas dos principais homens entre nós à cruz tendo sido condenado por Pilatos, não o abandonaram os que primeiro lhe tinham amado. Até hoje o povo dos cristãos, do qual foram nomeados, não desapareceu.” Ant.18.63-64 [Minha tradução do original grego]



A Obra de Jesus Cristo

A Visibilidade do Caráter do Pai nos

Milagres de Jesus Cristo


A Obra de Jesus Cristo A Visibilidade do Caráter do Pai nos Milagres de Jesus CristoO povo de Israel considerava Jesus Cristo um operador de milagres. Jesus Cristo cria mesmo ter poderes fora do comum para curar enfermidades e para libertar os que sofriam de possessão demoníaca. O importante é como interpretava esses atos: Não simplesmente como curas sobrenaturais, mas como sinais de que Deus estava operando com poder por meio dEle, estabelecendo o Seu governo sobre o mal.

João Calvino Aplica:
"Temos que observar que o conhecimento de Deus que somos convidados a cultivar não é aquele que, ficando satisfeito com especulações vazias, apenas agita-se na mente, mas um conhecimento que será substancial e frutífero sempre que for plenamente percebido e enraizado no coração”




A Visibilidade do Caráter do Pai

na Mensagem de Jesus Cristo


A Visibilidade do Caráter do Pai na Mensagem de Jesus CristoJesus Cristo anunciou a vinda do governo ou reino de Deus, ação soberana e poderosa de Deus que estabeleceria a justiça e a paz no mundo e libertaria as pessoas do poder do mal. Os de sua época o comparavam aos mestres judeus de seu tempo (os rabinos) ou os profetas de um período anterior que falavam em nome de Deus. Mas a Sua mensagem foi muito além do que diziam os profetas. Eles geralmente falavam do que Deus faria no futuro, mas Jesus deixou claro que o período no qual vivia era o tempo do cumprimento; as promessas de Deus já estavam sendo cumpridas e dariam fruto no futuro iminente.

“Eu anseio por entender em algum grau a tua verdade, a qual meu coração aceita e ama. Pois não busco entender para crer, mas creio a fim de entender”.
Anselmo de Cantuária, Séc. XII



A Aplicação dos Valores e

Princípios do Reino à Vida Humana


Os Sete Pecados Capitais e A Miséria Humana:
- Soberba => Vaidade;
- Avareza => Indiferença;
- Luxúria => Devassidão;
- Ira => Conflitos;
- Gula => Consumo Exagerado;
- Inveja => Ressentimentos;
- Preguiça => Letargia Deus e o Bem.


As Sete Virtudes de Elevação Espiritual e As Bem Aventuranças:
- Humildade => Ser Pobre de espírito;
- Generosidade => Chorar solidário;
- Castidade => Ser Puro de Coração;
- Paciência => Ser Manso de Coração;
- Temperança => Fome e sede de Justiça;
- Amor => Ser Misericordioso;
- Diligência => Ser Pacífico.

A Aplicação dos Valores e Princípios do Reino à Vida Humana


A Visibilidade do Caráter do Pai na

Missão de Jesus Cristo


A Visibilidade do Caráter do Pai na Missão de Jesus CristoA morte de Jesus não foi um acidente histórico, mas um ato planejado por Deus-Pai. Na cruz o Pai entregou o Filho para morrer pelos pecadores. Foi uma espantosa demonstração da grandeza do amor de Deus. Deus não poupou o Seu Filho, mas o deu por amor dos pecadores; não pode haver amor maior do que esse.

A morte de Jesus não foi simplesmente o resultado da decisão do próprio Jesus de morrer. Na verdade, Deus-Pai estava envolvido em Sua morte, e Paulo pode dizer que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”.

Não apenas isso, mas toda a missão de Jesus no mundo se devia não à sua iniciativa, mas a ação de Deus em enviá-lo ao mundo.


"O homem é imensuravelmente precioso, porque Deus o ama, Jesus morreu por ele e o Espírito pode, no pleno sentido, fazer dele um homem de Deus." F. R. Barry




A Visibilidade da Ação do Pai

na Cruz de Cristo


A Visibilidade da Ação do Pai na Cruz de CristoAtravés da cruz, o Pai desperta a consciência mais embotada e derrete o coração mais duro;
Através da cruz, o Pai limpa o impuro;
Através da cruz, o Pai reconcilia o que está distante e o restaura à Sua comunhão;
Através da cruz, o Pai redime o prisioneiro de seu cativeiro e retira o pobre de sua deplorável privação;
Através da cruz, o Pai quebra as barreiras que dividem os homens uns dos outros;
Através da cruz, o Pai transforma nosso caráter distorcido à imagem de Cristo;
Através da cruz, o Pai torna-nos aptos a estar, com nossa veste branca, diante do Seu santo trono.

Santo! Santo! Santo! Deus onipotente! Tuas obras louvam Teu nome com fervor. Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo! És um só Deus, supremo Criador.
(Santo, nº 9, Cantor Cristão)


A Visibilidade do Caráter do Pai no

Significado de Cristo


Jesus é o retrato Fiel de Deus-Pai. Jesus Revelou o caráter do Pai:
- Amor;
- Alegria;
- Paz;
- Longanimidade;
- Benignidade;
- Bondade;
- Fidelidade;
- Mansidão;
- Domínio Próprio.

A Visibilidade do Caráter do Pai no Significado de Cristo

O cristão crê que Deus-Pai puxou a cortina e mostrou como Ele é em Jesus Cristo. Em consequência, os cristãos são chamados a seguir Jesus, a viver uma vida de interesse e amor pelo próximo, em obediência ao Pai Celestial. Quando há uma forte presença cristã no país, algo da natureza de Cristo aparece na cultura prevalecente. Pode ser uma imagem manchada e imperfeita – mas está ali, como um testemunho, da presença vivificadora de Cristo.


O chamado de Jesus ainda Persiste...


Deus-Pai através de Jesus nos chama em um sentido mais profundo do que qualquer outra espécie de criatura na face da terra. Sim! Somos chamados.

Também somos livres num sentido mais profundo, pois podemos ignorar o chamado. Podemos nos fazer de surdos. Podemos dizer que não houve nenhum chamado. Podemos negar que Deus nos chamou ou até mesmo que Ele existe.

Que dom maravilhoso é a graça – Que Aquele que nos criou permite que neguemos sua existência! Deus nos criou com o poder de desobedecer, pois a liberdade para obedecer não teria valor sem a liberdade correspondente para desobedecer.

Podemos dizer “não”, ou podemos dizer “sim”. Nossa realização como seres humanos depende de nossa resposta, pois é um Senhor amoroso quem nos chama através da névoa do mundo, para Sua ilha de paz.

Se confiarmos nEle, obedeceremos alegremente!


Reflexão
Quanto perderíamos da fé cristã se concordássemos com aqueles que defendem que o Senhor Jesus Cristo não é divino ?



Curso de Teologia, Professor Sebastião V. Gonçalves
Complementado por Metal Ômega



Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
Feed do Metal Ômega

Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)

Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
Comunidade do Metal Ômega

0 comentários:

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):