Os faróis de bloco elíptico (ou poliespsoidais) têm esse nome porque o seu refletor tem a forma de uma elipse e não de uma parábola, como nos faróis comuns. A maior vantagem dos faróis de bloco elíptico é que eles podem ser mais compactos, ocupando menos espaço no conjunto ótico.
No farol de bloco elíptico, o filamento é posicionado em um dos focos do refletor e há uma lente concentradora na frente da lâmpada. No espaço entre o foco e a lente, há uma barreira opaca. Os raios de luz que passam acima da barreira é retirada eletricamente, formando-se o facho alto do farol de bloco elíptico.
Também é possível obter o mesmo resultado utilizando-se dois blocos lado a lado, um com barreira fixa para o facho baixo e outro, sem barreira, para o facho alto. Já os faróis parabólicos não têm a lente concentradora nem o anteparo opaco.
O primeiro farol polielipsoidal foi projetado para a Chrysler em 1969 e, curiosamente, era um farol "facho médio", para auxiliar os dois faróis convencionais.
Por: Metal Ômega, formado em Mecânica pelo SENAI e funcionário da Concessionária Volkswagen.
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quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Como Funciona o Farol de Bloco Elíptico
categories : Aulas, Automoveis, Curiosidadestechnorati: Aulas, Automoveis, Curiosidades | 0 comentários »
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