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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Oficina Credenciada pelas Seguradoras

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Oficinas Credenciadas

Pelas Seguradoras


SeguradorasImagine que você se envolva em um acidente de trânsito, mas dessa vez você não foi o culpado. A boa notícia é que o seguro do motorista culpado cobre os prejuízos. A má notícia é que os reparos do seu veículo batido só poderão ser feitos em uma das oficinas credenciadas pela seguradora do outro motorista, e nenhuma delas é de sua confiança. Como garantir a qualidade do serviço?

É fato que as oficinas credenciadas pelas seguradoras podem provocar surpresas desagradáveis. Essas oficinas costumam cobrar menos das seguradoras para ter certeza de que vão entrar na lista de credenciadas. O problema de fato, é que para as oficinas credenciadas pelas seguradoras garantirem as margens de lucro, elas vão fazer muita força para cortar os custos sacrificando assim a qualidade de serviços, pois ninguém faz milagre.

O que pode acontecer é que as oficinas credenciadas pelas seguradoras podem reparar as peças danificadas em vez de trocá-las, ou mesmo colocar peças usadas ou do mercado paralelo, garantindo assim o lucro sobre o serviço prestado.

Se você estiver nessa situação, em que a seguradora está te obrigando a fazer os reparos na oficina que você não queira, você deve ter cuidado redobrado para a escolha, analisando a limpeza e a organização, afinal você irá querer seu carro com todas as peças não? Pergunte ao gerente como a oficina trabalha e busque referências.

O ponto importante é a capacitação dos funcionários. Se o certificado mais recente, que costuma ficar à amostra nas paredes, se tratar de especialização nos consertos de carros muito antigos, é bom desconfiar. Procure por certificados ASE (Automotive Service Excellence) Brasil, ligada à indústria automotiva e que promove testes periódicos para os profissionais da área, e do Cesvi, que criou uma placa de qualificação técnica para as boas oficinas do ramo.

Você também deve observar os carros que estão sendo reparados. Oficinas maiores, que ofereçam vários serviços e que reparam automóveis de alto padrão e importados, tendem a ser as melhores escolhas.

Em geral, as seguradoras garantem aos clientes que o serviço prestado pelas oficinas credenciadas é de boa qualidade. Por isso, na hora da escolha, as seguradoras consideram fatores como a apresentação da oficina, a qualidade dos serviços e dos equipamentos e a capacitação e atualização dos profissionais.

Ser atendido pelas redes credenciadas de seguradoras não significa que você não terá problemas. Se você ficar insatisfeito, você sempre poderá reclamar com a seguradora, que é a responsável pelo serviço. A reclamação para as seguradoras tem que ser formal, por meio de e-mail, dirigida ao departamento de atendimento aos clientes ou à ouvidoria. As seguradoras avaliarão a reclamação e, dependendo do ocorrido, a oficina poderá perder o credenciamento.

Para o lado das oficinas automotivas, ser credenciado à uma seguradora é um excelente negócio, pois garante fluxo constante de serviço, e é uma oportunidade das oficinas automotivas de conquistarem mais clientes.


Atenção aos Equipamentos e Técnicas de uma boa Oficina


Solda de Oxigênio-AcetilenoSolda de Oxigênio-Acetileno: é do tipo antigo, que usa uma chama forte, que favorece o surgimento da corrosão. O correto é ter solda a Ponto ou Mig. Para reconhecê-la, é só ver a mancha que fica na lataria. Se for grande como uma mão aberta, é acetileno. Se for pequeno ponto, pode confiar.

Uso de Jornal: a oficina credenciada à seguradora ainda embrulha as peças com jornal? Mau sinal, pois acaba grudando na lata e afetando a qualidade do serviço. O correto é utilizar papel pardo ou plástico.

Lixa a água: se houver poças de água na área de lixamento, caia fora. O correto é lixar a seco, pois o serviço é mais rápido e o risco de corrosão e bolhas na pintura, menor.

Estufa de PinturaEstufa: a estufa é uma cabine forrada de lâmpadas que acelera o processo de secagem e ainda reduz o risco de depósitos de poeira sobre a pintura. Se essas características condizerem, é ótimo sinal.

Cabine de Pintura: é uma sala fechada onde o veículo é pintado sem o contato com a poeira que há na área de funilaria. A cabine é um investimento caro e nem todas as oficinas tem, mas a qualidade de trabalho é bem superior.


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1 comentários:

Luciano disse...

Há uma resistência muito grande dos chapeadores em adquirir a solda MIG e a TIG, pela praticidade do oxiacetileno.

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