Qual a vantagem do motor movido a Diesel em relação ao motor movido a Gasolina? Para começar, o motor a diesel é menos potente, mas tem mais torque e é mais econômico que um motor a gasolina.
O motor a diesel tem taxas de compressão elevadas, na ordem de 14:1 a 25:1 para aquecer o ar de admissão ao nível necessário à combustão. Um motor Flex trabalha em média com 12:1. Como o motor a diesel gera esforços altíssimos, é exigido que o motor a diesel tenha estrutura e componentes mais reforçados e pesados.
Como o motor a diesel é mais pesado, pela sua robustez, gera mais inércia e menor rotação. E como a rotação do motor a diesel é mais baixa, a potência acaba sendo menor que no motor a gasolina ou álcool (ciclo Otto) equivalente.
Avanços na área de injeção permitiram o uso de peças mais leves, redução de ruído e rotações acima de 4.000 rpm. A taxa de compressão alta produz maior rendimento termodinâmico e pressão de combustão elevada, além de o diesel ter 17% mais energia por unidade de volume que a gasolina.
Por isso que o motor a diesel tem maior torque e menor consumo de combustível em relação ao motor a gasolina.
Por: Metal Ômega, formado em Mecânica pelo SENAI e funcionário da Concessionária Volkswagen.
Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)
COMUNIDADE NO ORKUT:
0 comentários:
Postar um comentário
Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)
COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597