Fórmula 1
O GP de Xangai da China 2009 teve uma nova cara, novos shows das equipes de Fórmula 1. O GP de Xangai da China faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2004. Sebástian Vettel se tornou o sexto piloto diferente a vencer no moderníssimo autódromo de Xangai. A Ferrari foi a única equipe que venceu com mais de um piloto em Xangai na China.
Rubens Barrichello entrou para a história ao ganhar a primeira corrida de Fórmula 1 em território chinês na história. A vitória foi a última da carreira do Rubens Barrichello como piloto da escuderia de Maranello.
Em 2005, Fernando Alonso encerrou com chave de ouro o ano de seu primeiro título mundial com o primeiro lugar no GP da China, que foi a última prova daquela temporada.
Em 2006, Michael Schumacher ganhou o GP de Xangai - China, em seu ano de despedida. Depois da vitória, o Michael Schumacher encostou no espanhol Fernando Alonso, mas perdeu o título para o piloto da Renault ao abandonar o GP do Japão, quando liderava. Depois, no GP do Brasil, a corrida vencida por Felipe Massa, o Michael Schumacher precisava vencer e torcer para o Alonso não pontuar.
Em 2007 foi o ano do papelão de Lewis Hamilton. O Lewis Hamilton começou a jogar fora o título de campeão em sua temporada de estreia ao escapar na entrada dos boxes e ficar atolado na brita. Com isso a vitória caiu no colo de Kimi Raikkönen, que acabou vencendo o campeonato por um ponto.
Em 2008, o piloto da McLaren Lewis Hamilton se redimiu e conquistou a vitória que lhe havia escapado na temporada anterior.
Com um excepcional desempenho na pista molhada, Sebástian Vettel dominou o GP da China e conseguiu a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1. O Sebástian Vettel ainda colocou a RBR no rol das equipes com triunfos e liderou a dobradinha com Mark Webber na segunda posição. A Brawn GP não foi páreo para o time austríaco e terminou a prova em terceiro, com Jenson Button, e quarto, com Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet, da Renault, terminou a prova em 16º lugar, a duas voltas do vencedor, e Felipe Massa, da Ferrari, abandonou a prova com problemas eletrônicos na 20ª volta.
As condições da vitória de Vettel se assemelharam muito às de sua primeira, no ano passado, na Itália. Na época, o Vettel corria na STR e a prova também teve muita chuva. Ele dominou a corrida desde o início e sequer foi ameaçado na prova em Monza. Em ambas as ocasiões, o Vettel marcou a pole position e teve muita facilidade durante a prova.
A Ferrari, mais uma vez, decepcionou. A equipe Ferrari não marcou pontos novamente, e é seu pior início de campeonato desde 1981, quando Gilles Villeneuve e Didier Pironi abandonaram as três primeiras corridas. Felipe Massa estava em terceiro lugar, quando seu motor apagou na reta oposta por causa de um problema eletrônico. Ele foi forçado a abandonar na 20ª volta. Kimi Raikkönen, ficou em décimo, mas foi ultrapassado seis vezes (quatro por Lewis Hamilton) durante a corrida em Xangai.
Heikki Kovalainen, que não tinha completado sequer uma volta na temporada, fez uma corrida regular e conseguiu a quinta posição, um posto à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro na McLaren. O Hamilton, atual campeão do mundo, cometeu vários erros e foi superado pelo Kovalainen em uma dessas falhas.
Timo Glock, perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio e optou por largar dos boxes, ficou em sétimo lugar com a Toyota. O Glock teve algumas rodadas durante a corrida e precisou colocar uma asa dianteira nova, mas acabou beneficiado pelo acidente do compatriota Adrian Sutil, da Force India, a seis voltas do fim, quando estava em sexto.
Sebástien Buemi, da STR, completou a lista de pilotos na zona de pontuação. O Buemi chegou a andar na quarta posição, mas cometeu um erro primário durante a segunda entrada do safety car, por causa do acidente entre Jarno Trulli, da Toyota, e Robert Kubica, da BMW Sauber. Buemi acertou o pneu traseiro direito do líder Sebástian Vettel e precisou trocar o bico, perdendo muitas posições.
A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP do Bahrein. Jenson Button, da Brawn GP, continua na liderança do campeonato, com 21 pontos, seis à frente do companheiro Rubens Barrichello. O alemão Sebástian Vettel, vencedor na China, assumiu o terceiro posto, com dez, empatado com o compatriota Timo Glock, mas ganhando nos critérios de desempate.
Com a chuva forte que começou a cair antes dos preparativos para o grid, a corrida começou com o safety car na pista, por motivos de segurança. Ele ficou por oito voltas na frente do pelotão, enquanto os pilotos das posições intermediárias reclamavam bastante de poças d'água no asfalto e do forte spray vindo dos carros da frente.
Este início foi uma notícia ruim para Fernando Alonso, que largava em segundo após se classificar com pouquíssima carga de combustível. Com a estratégia estragada, a Renault optou por trazer o Alonso aos boxes no fim da entrada do safety car. Quando a corrida finalmente começou, a RBR já tinha seus dois pilotos nas duas primeiras posições, com Vettel em primeiro e Webber em segundo.
Na largada em movimento, Vettel e Webber mantiveram a ponta, mas Barrichello caiu para quarto na 10ª volta, ao escapar na última curva. Com isso, Jenson Button assumiu o terceiro lugar. Na hora dos pit stops programados, quatro passagens depois, o Vettel da RBR tinha uma vantagem de seis segundos para o companheiro Webber e de 14 para o Button da Brawn GP.
Os carros da Brawn GP tinham mais combustível que os da RBR, mas não tiveram ritmo para capitalizar com a segunda entrada do safety car, na 18ª volta, por causa do acidente entre Robert Kubica, da BMW Sauber, e Jarno Trulli, da Toyota. O Kubica atropelou o Trulli, que teve de abandonar a prova com a asa traseira danificada. Ele continuou, mas teve problemas com a parte dianteira de seu BMW, que parecia solta.
Durante o safety car, Vettel tomou um susto quando Buemi acertou seu pneu traseiro direito. O carro da RBR escapou sem arranhões, enquanto o Buemi da STR teve de trocar a asa dianteira. Na relargada, Button se manteve entre as duas RBR após seu pit stop, mas não acompanhou o ritmo do líder da corrida. Então, Webber começou a pressionar o líder do campeonato e conseguiu a ultrapassagem na 28ª volta.
O Webber ainda cometeu um erro três voltas depois e perdeu a posição novamente, mas a recuperou em seguida, por fora, na curva 7. Vettel, na liderança, fez sua última parada cinco voltas antes de Button e voltou logo atrás da Brawn. O Vettel ultrapassou o rival com facilidade no hairpin, durante a 40ª volta.
Após sua segunda parada, Button manteve a terceira posição, enquanto Barrichello marcava a melhor volta com a pista secando. Após o pit stop, o Barrichello se estabilizou na quarta posição, apesar da pressão final feita por Heikki Kovalainen, da McLaren.
Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)
COMUNIDADE NO ORKUT:
quarta-feira, 22 de abril de 2009
GP Xangai China 2009 Fórmula 1
categories : Automobilismo, F1technorati: Automobilismo, F1 | 0 comentários »
0 comentários:
Postar um comentário
Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)
COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597