Curso de Design de Games

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

NOVAS REGRAS PARA A F1 2009

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories :
technorati: | 1 comentários »

Novas Regras para a F1 2009


Emoção e busca por ultrapassagens provocam mudanças na F-1 em 2009 com limitações aerodinâmicas, carros ficarão completamente diferentes.

Kers - F1A Fórmula 1 resolveu se mexer, preocupada com a monotonia de algumas corridas. A temporada de 2009 teve o regulamento técnico da categoria foi completamente alterado. A aerodinâmica é apontada como principal culpada pelo sumiço das ultrapassagens, e foi a principal vítima das mudanças. Os carros terão mais ênfase na parte mecânica, pois a maior parte do apoio foi retirado.

A Relação de forças pode ficar diferente, quando tem uma mudança radical no regulamento. É claro que uma equipe boa pode ser essencial, mas teremos mais pilotos na briga pelo campeonato? Felipe Massa diz ter um carro competitivo para 2009.

Nos testes em Barcelona, o novo desenho aerodinâmico dos carros causou furor ao redor do mundo. A BMW Sauber, a Williams e a Honda já usaram os elementos para 2009, sendo que a equipe alemã usou as asas dianteira e traseira ao mesmo tempo. Isso provocou estranhamento até entre os pilotos. Christian Klien, um dos que andaram nas atividades, disse que este era o carro mais feio que ele já tinha visto, alguém discorda?

As principais mudanças, além das visuais, é que em 2009 o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas, sendo este o principal fator pela "feiura" do carro.

FIACom a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.




Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)


Kers - F1Os carros da F1 não terão novidades apenas na parte aerodinâmica. O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass).

Nos primeiros testes com o Kers, as equipes ficaram preocupadas. Um mecânico da BMW Sauber foi eletrocutado quando tocou no carro após algumas voltas na pista. Felizmente, nas atividades em Barcelona, nesta semana, os times mostraram que o problema está superado. Vários carros usaram o sistema, sem nenhum susto para os funcionários do time.

"Quando novidades tecnológicas são introduzidas, este tipo de coisa pode acontecer. Estou muito confiante que, no futuro, o equipamento será muito seguro. Pelo que conhecemos dos carros de passeio, é possível que ele seja seguro, e acredito que conseguiremos chegar lá" - diz Nick Heidfeld, piloto da BMW.


Pneus slicks


A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os pneus slicks (lisos) voltarão à categoria em 2009. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada.

"Acho que vai melhorar as ultrapassagens. Gostei do carro com os pneus slicks, é gostoso, mas ainda não dá para falar do carro do ano que vem. Tenho que trabalhar junto com a equipe" - diz Felipe Massa.

O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano de 2008, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.

FIA



Fonte: Globo com modificações

Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds.feedburner.com/Metalomega
Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)

Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)




1 comentários:

Anônimo disse...

Espero que todas essas mudanças venha tornar a formula 1 mais emocionante e competitiva. Que sabe Felipe Massa esse ano chega lá>
Abraços.

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):