Curso de Design de Games

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FIM DO KURUMIN NG DE LEANDRO SANTOS OFICIAL

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : , ,
technorati: , , | 1 comentários »

Fim do Kurumin NG

De Leandro Santos - Oficial


Kurumin Linux NGAgora é oficial, chegou o fim de uma das melhores criações brasileiras em se tratando de software livre. O fim do Kurumin NG de Leandro Santos que herdou o projeto do Carlos Morimoto tem o fim anunciado hoje, por volta das 00:00 h

Como o site oficial sairá do ar, colocarei a matéria completa, para que não haja dúvida sobre o projeto que obteve sucesso, mas por falta de pessoas que compartilhassem, que dessem apoio, o projeto do Kurumin NG ficou inviável de proceguir. Se o Brasil investice mais nos projetos nacionais, certamente a história seria outra.

Agora só nos resta um nacional que está crescendo e que é o mais próximo do Kurumin criado por Carlos Morimoto: o Big Linux de Cristiano.

Lamentável mesmo a descontinuação do Kurumin e do Kurumin NG. Você acompanha o lamento do Leandro Santos, um homem lutador e vencedor, não que ele tenha desistido, mas chega um momento que fica inviável.

Site Oficial que sairá do ar depois de algum tempo: Kurumin NG

Leandro S. dos Santos, criador do Kurumin NG:


"Olá a todos, infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG, estou reconhecendo publicamente o meu erro em noticiar que o mesmo iria ser continuado e poucas horas depois anunciar que o mesmo acabou, acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás, tenho plena consciência de que estou manchando o meu nome neste meio, no entanto a vida é assim mesmo, não importa o que agente fez em 4 ou 5 anos, pois a única coisa que será lembrada será nosso último erro, a maioria das pessoas são ingratas, infelizmente. Quero admitir ainda que errei ao não comunicar a comunidade sobre a dificuldade que estava tendo para manter o Kurumin NG, se o tivesse feito quem sabe teríamos montado uma equipe e continuado com o mesmo, sem gerar este stresse todo. Me arrependo ainda de não ter dado oportunidade ao José Queiroz (Colaborador do Kurumin NG) de manter o projeto, pois ele se ofereceu para isso, mas coloquei restrições pois não tinha certeza do rumo que o projeto iria tomar e quando entendi a proposta dele já era tarde demais, pois ele havia desistido (isso eu falei para o próprio, mas ele comunicou que a decisão de sair era definitiva).

Não há dúvidas de que cometi muitos erros, principalmente os citados acima, mas o que mais pesou na minha decisão foi perceber que durante todo o tempo que me dediquei para o Kalango e o Kurumin NG sempre recebi muitos comentários preconceituosos e sem cabimento, coisas do tipo:


Rickd
29/01/2009 - 18:16

Uma piada esse Leandro. Abandonou a propria distro, pegou a fama de outra distro de graça, pega artwork e script dos outros e agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si.

Um cara que fala uma coisa dessa é um parasita sem conhecimento nenhum do que está falando, infelizmente pegarei apenas este exemplo para poder comentar, pois os outros que vejo por aí são na mesma linha, vamos aos fatos:

Uma piada esse Leandro: Bom, se eu sou piada me diga o que você já fez de bom na vida, segue uma lista do que criei e onde foi aproveitado:

Kalango - Projeto que durou 3 anos, é o nono colocado no ranking de downloads de distros do site Superdownloads com quase 75 mil downloads, saiu em 1 edição da revista Geek e 2 edições da revista PC Master.

CCK - Centro de Controle do Kalango, projeto base para o ClicaAki da série antiga do Kurumin, eu mesmo apresentei a ferramente pessoalmente para o Morimoto.

Kurumin NG - Projeto que mal foi lançado e já saiu em uma edição da revista Arquivo Linux, só via torrent foi baixado mais de 2 mil vezes, deduzo que por http deve ter sido baixado pelo menos 30 mil vezes (mas não tenho certeza).

Novo sistema de Ícones Mágicos - Será que ele consegue entender pelo menos a lógica disso? Ícones Mágicos se não conseguir nem vale a pena falar, seria mais do mesmo, minha idéia e proposta está neste post, mas infelizmente não tive tempo de escrever mais detalhadamente sobre o assunto.

Artigos que já escrevi - Processos LinuxConfigurando Rede Manualmente fora os impressos e outros que não sei mais a URL.

E aí quem será que é piada? Estes são meus projetos de Softwate Livre, sem mencionar os de outras áreas. Não estou falando que fiz ou faço muito, pelo contrário acho que faço muito pouco, só tenho certeza que um parasita que perde tempo pixando quem não conhece na internet não deve ter feito nem 10% disso.

Abandonou a própria distro: Tem razão.
Pegou a fama de outra distro de graça: Depende, foi um mix de vários fatores, primeiro isso de pegou é meio estranho né? Afinal todo mundo viu que a utilização do nome foi aprovada pelo Morimoto e porque será que ele concordou?

Primeiro: poderia ser uma continuação do Kurumin onde ele não teria mais trabalho;

Segundo: se vingasse seria um projeto que poderia trazer benefícios para o GDHN;

Terceiro: sim eu queria aproveitar um nome forte para continuar fazendo o que eu já fazia, nada de anormal nisso.

Pega artwork e script dos outros: No comments, se juntar todas as contribuições que já recebi para os projetos (que sou muito grato por elas) não dá 10% das coisas que fiz.

E agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si: Coisa de maluco, primeiro que não me pronunciei em lugar algum tirando a entrevista que concedi ao Meiobit, segundo, além de não me pronunciar não insultei ninguém, terceiro, quando que clamei méritos do nome para mim?

Infelizmente a cachaça realmente tira as pessoas da realidade, criam fantasias em suas mentes e saem escrevendo bobagens por aí, só para se sentir mais aliviado de tanta baboseira.

Pra finalizar, iniciar o Kurumin NG foi um erro, mas não me arrependo nada, pude materializar um pouco das idéias que tinha em minha cabeça, fui imaturo em achar que projeto de distro “pessoal” ainda funcionava e fui imaturo em não tentar manter o projeto por mais tempo, mas aprendi a lição e carregarei para o resto da vida, isso que é importante.

Peço desculpas aos veículos de comunicação pela confusão, mas vocês devem concordar que quem a iniciou não foi eu, o Morimoto que nunca se prontificou para ajudar em nada no projeto de uma hora para outra decide que ele acabou, e o pior, coloca a questão em público. Minha parte de ficar calado eu fiz, não respondi comentários e nem irei responder, este site ficará no ar por mais uma semana e depois sairá do ar, assim como o site do Kalango, e vamos seguir com a vida, erros cometidos, lições aprendidas, o círculo se completou e estou pronto pra outra (calma, nada de projetos parecidos com isso, vamos partir para algo onde as pessoas para me insultarem precisarão falar na minha cara e não se esconder atrás de nicknames e etc).

Já me sinto aliviado por me distanciar desta bomba, o que era para ser prazeroso se tornou meu pior pesadelo, agora só falta comemorarem o fim de mais um projeto nacional e surgir uma nova reencarnação do Kalango/Kurumin, os anos passam mas as pessoas continuam sendo as mesmas, tão previsíveis, incluindo eu.
Para quem insistir em me apedrejar quero lembra-los de que os comentários aqui são moderados e que ao longo do texto eu assumi que errei, não precisa me lembrar disso.

Aos amigos que fiz, até logo (por e-mail, msn e etc) e aos que se tornaram meus inimigos sem nem me conhecerem bye bye."


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
Feed do Metal Ômega

Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)

Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
Comunidade do Metal Ômega




1 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena, realmente, o fim do projeto Kurumin NG...

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):