terça-feira, 9 de dezembro de 2008

OPALA REVOLUTION

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories : , , , ,
technorati: , , , , | 0 comentários »

Opala Revolution


Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaFiquei muito feliz de ver o meu sonho se tornando realidade. Pois o Opala renasce em projeto de conclusão de curso, um grande passo para o projeto reviews.

Presente recebido do designer Cauê de Mattos, nos 40 anos do aniversário deste ícone da Chevrolet.

Mas no Brasil as grandes idéias quase nunca encontrem um caminho e isto é intrigante. Os brasileiros preferem comprar no exterior o que precisam, em vez de investir na criação de um modelo nacional, muito claro e óbvio, já que os de lá são bem melhores, pagam menos impostos, e têm mais recursos. Isso não quer dizer que são mais inteligentes. Se fosse o contrário, é bem provável que o projeto de formatura do designer Cauê de Mattos encontrasse algum investidor, saudoso, como o próprio Mattos, do Chevrolet Opala, que este ano comemora 40 anos do início de sua produção.

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaMattos está há um bom tempo neste projeto, inclusive foi o primeiro para a graduação em Desenho Industrial no Mackenzie - SP em junho de 2008. Primeiro e único projeto. O Projeto do Opala consistiu no resgate do clássico Opala Coupé, da década de 1970, mais especificamente o modelo de 1978. Foi um projeto de redesign do exterior do Opala Coupé, bem ao estilo dessas recentes releituras de muscle cars como Camaro Concept, Dodge Challeger Concept e Mustang GT. E não é que ficou ótimo :-)

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaComo se nota pelas linhas do modelo, a impressão é quase que o Opala nem sofreu alterações, mas Mattos afirma que se trata de um carro de projeto moderno com a mesma aparência do clássico da Chevrolet.

- “O projeto tem uma base sólida de teoria, não foi um mero desenho saudosista” - disse Mattos.

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaO saudosismo ficou por conta da escolha do carro exatamente em um ano tão pertinente a sua história.
- “Aproveitei o ano oportuno para sugerir uma série especial comemorativa, a ‘ESPECIAL 40’. A idéia principal era resgatar valores de identificação que havia entre os usuários e os seus veículos (aquilo que se perdeu dos anos 1990 para cá, aquela relação de confiança que existia... com o Monza, por exemplo. Quem não teve algum familiar que não se identificou com esse modelo e permaneceu ‘fiel’ a ele até o final de sua produção?” - disse Mattos

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaAlém da idéia, Mattos também pelejou para colocá-la em execução.

- “Além da teoria desenvolvida, houve a fase de criação, que se iniciou com desenhos (esboços) e continuou em uma forma meio ‘de louco’, como os professores denominaram: a criação de fato diretamente em desenho técnico! Foi coisa de louco, mesmo... O trabalho todo foi desenvolvido em apenas 3 meses. Depois partimos para a modelagem 3D e, fechando com chave de ouro, na confecção do "mock-up", modelo em escala 1:4” - disse Mattos

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaSeria possível recriar o Opala? Eu particulamente acho que não, mas... Oficialmente, é pouco provável. Primeiro, por conta da tração traseira (e nenhum Opala mereceria esse nome se tivesse tração dianteira, não mesmo, isso seria imperdoável). Segundo, porque o Brasil vem perdendo espaço na fabricação de modelos de luxo. Se fosse recriado, o Opala Especial 40 teria de ser feito de modo independente. Se ficasse bom como nos desenhos, haveria filas de espera por ele.

Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet OpalaInfelizmente ficamos na incerteza, mas que é viável, sim é, como o Camaro e CIA.




Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet Opala





Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet Opala





Opala Revolution - 40 anos do aniversário do Chevrolet Opala





Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds.feedburner.com/Metalomega
Não se esqueça de confirmar o endereço do seu e-mail (lembre-se de remover o filtro anti-spam)

Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)



0 comentários:

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):