Opala Revolution
Fiquei muito feliz de ver o meu sonho se tornando realidade. Pois o Opala renasce em projeto de conclusão de curso, um grande passo para o projeto reviews.
Presente recebido do designer Cauê de Mattos, nos 40 anos do aniversário deste ícone da Chevrolet.
Mas no Brasil as grandes idéias quase nunca encontrem um caminho e isto é intrigante. Os brasileiros preferem comprar no exterior o que precisam, em vez de investir na criação de um modelo nacional, muito claro e óbvio, já que os de lá são bem melhores, pagam menos impostos, e têm mais recursos. Isso não quer dizer que são mais inteligentes. Se fosse o contrário, é bem provável que o projeto de formatura do designer Cauê de Mattos encontrasse algum investidor, saudoso, como o próprio Mattos, do Chevrolet Opala, que este ano comemora 40 anos do início de sua produção.
Mattos está há um bom tempo neste projeto, inclusive foi o primeiro para a graduação em Desenho Industrial no Mackenzie - SP em junho de 2008. Primeiro e único projeto. O Projeto do Opala consistiu no resgate do clássico Opala Coupé, da década de 1970, mais especificamente o modelo de 1978. Foi um projeto de redesign do exterior do Opala Coupé, bem ao estilo dessas recentes releituras de muscle cars como Camaro Concept, Dodge Challeger Concept e Mustang GT. E não é que ficou ótimo :-)
Como se nota pelas linhas do modelo, a impressão é quase que o Opala nem sofreu alterações, mas Mattos afirma que se trata de um carro de projeto moderno com a mesma aparência do clássico da Chevrolet.
- “O projeto tem uma base sólida de teoria, não foi um mero desenho saudosista” - disse Mattos.
O saudosismo ficou por conta da escolha do carro exatamente em um ano tão pertinente a sua história.
- “Aproveitei o ano oportuno para sugerir uma série especial comemorativa, a ‘ESPECIAL 40’. A idéia principal era resgatar valores de identificação que havia entre os usuários e os seus veículos (aquilo que se perdeu dos anos 1990 para cá, aquela relação de confiança que existia... com o Monza, por exemplo. Quem não teve algum familiar que não se identificou com esse modelo e permaneceu ‘fiel’ a ele até o final de sua produção?” - disse Mattos
Além da idéia, Mattos também pelejou para colocá-la em execução.
- “Além da teoria desenvolvida, houve a fase de criação, que se iniciou com desenhos (esboços) e continuou em uma forma meio ‘de louco’, como os professores denominaram: a criação de fato diretamente em desenho técnico! Foi coisa de louco, mesmo... O trabalho todo foi desenvolvido em apenas 3 meses. Depois partimos para a modelagem 3D e, fechando com chave de ouro, na confecção do "mock-up", modelo em escala 1:4” - disse Mattos
Seria possível recriar o Opala? Eu particulamente acho que não, mas... Oficialmente, é pouco provável. Primeiro, por conta da tração traseira (e nenhum Opala mereceria esse nome se tivesse tração dianteira, não mesmo, isso seria imperdoável). Segundo, porque o Brasil vem perdendo espaço na fabricação de modelos de luxo. Se fosse recriado, o Opala Especial 40 teria de ser feito de modo independente. Se ficasse bom como nos desenhos, haveria filas de espera por ele.
Infelizmente ficamos na incerteza, mas que é viável, sim é, como o Camaro e CIA.
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