sábado, 22 de novembro de 2008

SEGREDOS DO ABACATE

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Segredos do Abacate:
bom para as articulações e o coração


AbacateO abacate lhe dá força, energia, concentração e muito preparo físico. Por exemplo, uma pessoa (de corpo atlético e jovem) que pratica Karatê em uma academia, com apenas uma hora de prática, consome 400 calorias. É um grande esforço para os músculos e um desgaste para os ossos e as articulações.
Em entrevista ao Globo Repórter, o médico Edson Credídio, faixa preta desde a adolescência, tem a solução:
- "O nutrólogo é defensor e apreciador ferrenho do abacate".
Ele acredita que a fruta não deve faltar na alimentação dos atletas.

- "Evita a câimbra pelo alto teor de potássio. Ele é importante, porque apresenta polifenóis, que ajudam a recuperar e a proteger as cartilagens nas articulações. Então, é um complemento que todo o atleta deveria utilizar", explica o médico.

Só de potássio, o abacate tem 485 miligramas em cada cem gramas do fruto. É o dobro da banana. Na academia, o médico recomenda o abacate aos alunos, assim como faz com seus pacientes há 28 anos. Segundo ele, para prevenir uma série de doenças.

- "Evita doenças crônico-degenerativas, processos alérgicos, processos reumáticos, doenças auto-imunes. Eu uso para tudo, só que inserido em um plano pessoal", afirma doutor Credídio.

Acontece que o abacate, apesar de gostoso, tem fama de engordar. Por isso, não é muito bem visto.

- "Todos nós achávamos que era gorduroso", diz uma mulher.

"Sempre acharam que aumentaria o colesterol", comenta um aluno da academia.

- "Pelo fato de ter óleo, ele tem um alto teor energético. Cada 100 gramas tem 170 calorias. Só que você põe uma quantidade menor, por exemplo, em um leite desnatado ou come com limão. Então, fica pouca caloria. Compensa pelo benefício", explica doutor Credídio.

Benefícios que pesquisadores do curso de engenharia de alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estudam já há dois anos. Orientado pela professora Glauce Pastore, doutor Edson Credídio quer comprovar cada uma das propriedades do abacate na sua tese de doutorado. Os estudos feitos no laboratório mostram que o abacate é tão bom para o nosso organismo quanto o azeite extra-virgem.

- "A grande vantagem é que nós encontramos o abacate o ano todo. Ele tem uma diversidade muito grande. No Brasil, temos mais de cem espécies diferentes. Então, você consegue encontrar o ano todo. O benefício que ele causa é aumentar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim, levando à prevenção de doenças cardiovasculares", diz o médico.

A constatação de que o abacate podia aumentar o bom colesterol bom precisava ser comprovada cientificamente. Um desafio que levou o pesquisador até o Comando de Policiamento do Interior, o CPI2.

O grupo de policiais foi considerado ideal para o estudo, porque as pessoas que fazem parte dele têm várias características parecidas. São homens e mulheres na mesma faixa de idade, entre 25 e 45 anos. Eles possuem hábitos de alimentação e de atividade física bem semelhantes. E todos têm uma profissão que provoca muito estresse.

E o estresse é uma ameaça. Para reagir, consumimos nossas reservas, inclusive o colesterol bom, o HDL. A proposta para os militares do CPI2 era consumir um abacate pequeno por dia: metade no almoço e a outra metade no jantar.

O sargento da Polícia Militar de São Paulo, Alex Sandro Menegão, acha até estranho:
- "No começo, eu estava meio cético. Como uma fruta que é tão gordurosa pode melhorar o colesterol? Eu achei até estranho".

O sargento Alex Sandro tinha boas razões para ter receio. Pouco antes do teste, teve diagnosticado um problema de hipotireoidismo:
- “É uma alteração na glândula tireóide que faz com que o metabolismo tenha problemas. Então, o colesterol aumenta na circulação".

O sargento tinha níveis de colesterol altíssimos. Ele teria que tomar remédios e medicamentos para o controle do colesterol.

Setenta policiais aderiram ao programa durante dois meses. Nada mudou na alimentação deles, a não ser a entrada do abacate.

O médico não quis interferir na dieta para mostrar a eficácia real do "fruto do abacate".

Os exames de sangue foram realizados antes e depois do estudo. O resultado surpreendeu.

- "A principal conclusão dessa pesquisa foi que 99% dos policiais participantes tiveram uma melhora do colesterol HDL, que é bom colesterol", informa o doutor Credídio.

O sargento Alex Sandro e a soldado Cristina Proença apresentaram as mudanças mais significativas. O HDL, o colesterol bom, da soldado Cristina subiu 20% ao final dos dois meses. O sargento Alex Sandro apresentou uma melhora geral do quadro dele: redução do colesterol total e aumento do HDL.

- "Eu me senti mais disposto e mais humorado. Só o fato de saber que não estou mais doente e que não tenho mais nenhum problema é ótimo. Então, eu vou prosseguir nessa dieta. Já é o suficiente, não preciso tomar nenhum tipo de medicamento, nenhuma droga. Acho mais natural", diz o sargento.

- "O ideal seria uma porção por dia, o que corresponde a duas colheres de sopa. Isso seria introduzido em um plano alimentar balanceado", orienta doutor Credídio.


Propriedades Nutricionais


O abacate é rico em vitamina E, gorduras
monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e
glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é
relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do
colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao
invés de destruí-las).

Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.
Medicina Popular: Dor
Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
Diurético: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
Ação intestinal: o caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
Possui os seguintes minerais:
- Magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro;
- Cálcio, que combate a osteoporose;
- Ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias;
- Fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o
raciocínio.
- A vitamina A é necessária para a boa visão, é anticancerígena e anti-radicais livres.
- A vitamina C, aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.


Curiosidades

- Ao contrário do que ocorre coma maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.

- O abacate é nativo da América Central. O México é o maior produtor.

- O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta - cerca de 2g para cada porção de 110g.

- Rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.

- Existem 3 tipos de abacate: o mexicano, o guatemalense e o antilhano, este último cultivado no Brasil. O alvocado é uma mistura de 2 tipos de abacates e surgiu nos Estados Unidos, sendo cultivado em nosso país após 1980. Ele é pequeno, de casca verde rugosa e mais rico em gorduras monoinsaturadas, praticamente não forma colesterol no nosso organismo.

Valores Nutricionais do Abacate











Bibliografia:
Globo Repórter

Veja Mais:
Saúde



1 comentários:

bloguedomonstro disse...

O problema é que o atleta aqui como o bendito abacate ora amassado com açúcar, ora batido com leite e (adivinhe) acúcar, tudo isso em doses cavalares. rsrs

Abraços

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