Curso de Design de Games

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A HISTORIA DA VACINA

Feed do Metal Ômega
Assine o nosso Feed ou receba os artigos por email
categories :
technorati: | 0 comentários »

A História da Vacina

Tubos - A História da VacinaAntes da vacina antivarílica existir, a única maneira de combater a varíola era a inoculação, que consistia em tomar material retirado de feridas de pacientes com uma varíola mais fraca. Mas essa técnica tinha vários inconvenientes: muitas vezes um paciente inoculado numa ocasião não ficava imunizado contra um surto posterior da doença e o material colhido de um paciente com a doença mais fraca podia causar em outro um quadro gravíssimo.

Em 1797, Edward Jenner, médico inglês, observou que algumas pessoas estavam imunes à varíola (smallpox). E essas pessoas eram moças que ordenhavam vacas. Jenner descobriu que essas moças tinham feridas nas mão e as vacas tinham feridas iguais nas tetas: estavam com uma versão mais branda da doença, a varicela, catapora ou varíola das vacas (cowpox). Então ele recolheu o líquido que escorria das feridas das vacas e passou-o sobre arranhões que ele fez sobre o braço de um menino inglês. O menino teve uma leve febre e lesões sem gravidade, recuperando-se em seguida. Depois Jenner repetiu o procedimento com o garoto, trocando apenas o líquido da varicela pelo líquido de feridas de um doente com varíola muito forte e o menino não apresentou nenhum sinal da doença.

P.S.: Lembrando que o processo até a descoberta passou por vários experimentos, inclusive de outros cientistas, principalmente na época da Guerra.

Fonte: Uol



0 comentários:

Postar um comentário


Receba atualização do Metal Ômega por e-mail assinando o Feed ou pelo endereço:
http://feeds2.feedburner.com/Metalomega
Se gostou do artigo comente, se identifique, e deixe teu site/blog caso tenha.
Só faça comentário se tiver ligado com o assunto. Obrigado :-)

COMUNIDADE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=73727597

Formulário de Contato

Contato

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):